28 de abr. de 2008

Buracos nas ruas

Não é novidade alguma falar sobre os buracos nas ruas de Fortaleza, mas como as vezes tem algumas pessoas que acham que eu estou inventando ou exagerando, vou postar a reportagem. Quem sabe o dia que resolverem fazer um asfalto forte, pare de criar buracos com tanta frequência. Com certeza vai custar mais barato do que ter que recapear todos os anos as mesmas ruas. No RS o asfalto dura pelo menos uns 10 anos, por que aqui tem que asfaltar novamente todos os anos após a chuva???!!! A rua onde eu morava foi asfaltada quando eu tinha uns 8 anos (isso já faz 22 anos) e até hoje ele continua razoavelmente bom. Um pouco áspero, mas sem buracos (e nem preciso dizer que lá chove muito mais e muito mais forte do que aqui né!?!). O asfalto por aqui parece feito de papel, desmancha com a chuva.

Bem, essa reportagem saiu no jornal Diário do Nordeste de 28 de abril de 2008.

Cratera modifica rota dos ônibus

Na Capital, existem buracos abertos há mais de um ano. A Prefeitura promete providências, sem datas definidas

Os buracos nas ruas e avenidas são um problema comum e de longa data, tanto nas periferias como no Centro de Fortaleza. Além de atrapalhar o trânsito, essa falha estrutural, em tempos de chuva, pode até virar foco de proliferação do mosquito da dengue. A Prefeitura Municipal alega que a época chuvosa atrasa o calendário das obras de recuperação da manta asfáltica da cidade.

No Centro de Fortaleza, uma cratera, que toma uma faixa toda da Rua Antônio Pompeu, vêm sendo alvo constante de reclamações por parte da população. Localizada quase na frente do Instituto Doutor José Frota, entre as ruas Senador Pompeu e General Sampaio, a cratera existe há mais de quatro semanas e é inevitável cair nela para poder passar com os veículos. Até as motocicletas têm dificuldades.

“Não sei como não acontece um acidente aqui. Os carros têm que parar e passar um de cada vez e, no horário de pico, os ônibus desviam. Eu acho um desrespeito a Prefeitura não ajeitar um buraco deste tamanho numa rua tão importante. O pior é que não é apenas aqui. Nós que trabalhamos no trânsito, sofremos muito porque a cidade está toda esburacada. Essa é a Fortaleza Bela?”, reclamou o motorista Osvaldo Vieira Camelo.

A Rua Antônio Pompeu é um dos principais acessos da Aldeota ao Centro da cidade. Nela, além dos carros e motos, trafegam duas linhas de ônibus: Conjunto Ceará Aldeota e Antônio Bezerra Náutico.

De acordo com a assessoria de imprensa da SER II, responsável pelo Centro, a obra para tapar o buraco e recuperar o asfalto do local já está incluída na programação das ações da empresa que venceu a licitação para refazer a manta asfáltica da Regional. Porém, ainda não há prazo para o início da obra.

Na Rua Alberto de Oliveira, no Bairro Álvaro Weyne, na área da Secretaria Executiva Regional (SER) I, outra cratera vem atrapalhando o tráfego de veículos e incomodando os moradores do bairro. A população reclama do descaso do poder público, pois o buraco está aberto há quase um ano.

A dimensão da cratera pode ser descrita com as exclamações dos moradores da rua: “Cabe até um caminhão dentro desse buraco”. O buraco começou como uma rachadura no asfalto, mas, com o passar do tempo e das chuvas, aumentou bastante. A dona de casa Maria Lúcia Barbosa, de 53 anos, conta que, quando chove, a rua fica alagada e o nível da água sobe cerca de um metro.

“Faz mais de um ano que está isso aí e a Prefeitura ainda não ajeitou”, afirma a moradora. No local, há bastante lixo e água acumulada. A população teme, inclusive, que com o acúmulo da água das chuvas, o buraco se torne um foco do mosquito da dengue.

Para transitar pela rua Alberto de Oliveira, os veículos precisam desviar da cratera, passando próximo à calçada. De acordo com o chefe de infra-estrutura da SER I, Paulo Santos, ainda não há uma data prevista para início das obras no local. Paulo Santos afirma que “nada pode ser feito nesse período de chuvas pois a terra está molhada e pode haver desabamento”. Além disso, o chefe de infra-estrutura alerta que a população também precisa colaborar com o trabalho da administração pública, não jogando lixo nas ruas e não fechando as bocas de lobo.

* Até parece piada falar para o povo daqui não jogar lixo na rua. Infelizmente eles passam o dia inteiro fazendo isso.

20 de abr. de 2008

Tudo continuará igual...

Infelizmente Fortaleza continuará com os mesmos problemas atuais. É possível chegar a essa conclusão pelo fato de os moradores (ao menos os que se manifestaram no blog) não reconhecerem os problemas, não admitirem que esses problemas realmente existem. Quando as pessoas se unem, elas são capazes de coisas que até então pareciam impossíveis. Mas no caso de Fortaleza, as pessoas não admitem que esses problemas comentados no blog existem. Pelo contrário, elas xingam, reclamam, alguns até falam como se fosse mentira... O principal para se gerar uma mudança, é reconhecer o problema. Apesar de terem criticado o blog, eu tenho certeza que eles sabem que tudo isso é verdade, que são coisas que realmente acontecem, afinal todos vêem essas coisas, ninguém aqui é tão burro de não perceber. Os problemas estão na cara, qualquer um pode ver. É triste que em vez de eles tirarem proveito do blog para refletir sobre a cidade e tentar gerar alguma mudança, alguma melhoria, eles preferem fazer de conta que nada disso acontece. Talvez eles pensem assim porque eles não tem nenhuma referência de como as coisas poderiam ser diferentes, como uma cidade poderia funcionar diferente, como as pessoas poderiam agir diferente... Quem nasceu e sempre morou por aqui, não conhece outra realidade, então nem imagina do que estamos falando, de como a vida pode ser diferente. É uma pena. Mas eu acredito que o esforço compensaria. Aos poucos se vai longe, é só começar! Se cada um repensasse um pouco suas atitudes e tivesse mais respeito pelas outras pessoas, com certeza a cidade se modificaria.
Mas eu gostaria de comentar que tem muita gente legal, gente boa por aqui. Principalmente as pessoas mais humildes sempre são muito prestativas, educadas, dão informações nas ruas, em pontos de ônibus... Os piores são os que tem dinheiro e acham que por causa disso estão acima do restante da sociedade e tem o direito de não respeitar as pessoas, não respeitar a lei, não respeitar nada. Enfim, não tem o mínimo bom senso e educação para viver entre outras pessoas.
Nas próximas semanas vou postar mais reportagens sobre os problemas de Fortaleza. Reportagens logicamente não escritas por mim. Quem sabe assim, essas pessoas que parece que usam vendas nos olhos, ou não querem enxergar a realidade da cidade, acreditem nas coisas que eu escrevo por aqui quando lerem as matérias de jornais e outras fontes confiáveis, sobre todos os problemas comentados.