20 de abr. de 2008

Tudo continuará igual...

Infelizmente Fortaleza continuará com os mesmos problemas atuais. É possível chegar a essa conclusão pelo fato de os moradores (ao menos os que se manifestaram no blog) não reconhecerem os problemas, não admitirem que esses problemas realmente existem. Quando as pessoas se unem, elas são capazes de coisas que até então pareciam impossíveis. Mas no caso de Fortaleza, as pessoas não admitem que esses problemas comentados no blog existem. Pelo contrário, elas xingam, reclamam, alguns até falam como se fosse mentira... O principal para se gerar uma mudança, é reconhecer o problema. Apesar de terem criticado o blog, eu tenho certeza que eles sabem que tudo isso é verdade, que são coisas que realmente acontecem, afinal todos vêem essas coisas, ninguém aqui é tão burro de não perceber. Os problemas estão na cara, qualquer um pode ver. É triste que em vez de eles tirarem proveito do blog para refletir sobre a cidade e tentar gerar alguma mudança, alguma melhoria, eles preferem fazer de conta que nada disso acontece. Talvez eles pensem assim porque eles não tem nenhuma referência de como as coisas poderiam ser diferentes, como uma cidade poderia funcionar diferente, como as pessoas poderiam agir diferente... Quem nasceu e sempre morou por aqui, não conhece outra realidade, então nem imagina do que estamos falando, de como a vida pode ser diferente. É uma pena. Mas eu acredito que o esforço compensaria. Aos poucos se vai longe, é só começar! Se cada um repensasse um pouco suas atitudes e tivesse mais respeito pelas outras pessoas, com certeza a cidade se modificaria.
Mas eu gostaria de comentar que tem muita gente legal, gente boa por aqui. Principalmente as pessoas mais humildes sempre são muito prestativas, educadas, dão informações nas ruas, em pontos de ônibus... Os piores são os que tem dinheiro e acham que por causa disso estão acima do restante da sociedade e tem o direito de não respeitar as pessoas, não respeitar a lei, não respeitar nada. Enfim, não tem o mínimo bom senso e educação para viver entre outras pessoas.
Nas próximas semanas vou postar mais reportagens sobre os problemas de Fortaleza. Reportagens logicamente não escritas por mim. Quem sabe assim, essas pessoas que parece que usam vendas nos olhos, ou não querem enxergar a realidade da cidade, acreditem nas coisas que eu escrevo por aqui quando lerem as matérias de jornais e outras fontes confiáveis, sobre todos os problemas comentados.