3 de mai. de 2008

Por que eu estou em Fortaleza...

Bem, muita gente deve ler esse blog e se perguntar o motivo de eu estar em Fortaleza se vivo comentando tantos problemas e tamanha diferença em relação ao sul do Brasil. Resolvi fazer um comentário sobre a minha vinda para cá.
Desde adolescente eu queria morar no nordeste. Inicialmente eu pensava em ir para a Bahia, afinal lá no RS a Bahia era o estado nordestino mais comentado. Mas independente do estado, eu sonhava em morar no nordeste. Ficava imaginando o sol, calor, verão o ano todo... hum que delícia fugir do nosso inverno congelante. E assim eu continuei planejando minha vinda.
Quando terminei a faculdade, no final de 2005, decidi que era a hora certa, estava sem trabalhar e poderia continuar estudando e trabalhar no nordeste. Então comecei a pesquisar na Internet sobre as capitais do nordeste para escolher em qual eu iria morar. Estava indecisa entre Maceió, Natal, João Pessoa e Fortaleza. Concluí que João Pessoa, apesar de ter muito verde e provavelmente ser bem mais agradável por ser menor, não teria muita oportunidade de emprego, pois é muito pobre. Natal, apesar de lindo, o custo de vida é o mais alto do nordeste. Maceió tem fama de muita violência (não tanto como Recife) e a prefeitura nem sequer respondeu meu email pedindo informações sobre a cidade. Já sobre Fortaleza eu encontrei muita informação na Internet, sobre todos os pontos que eu queria saber e além disso a prefeitura foi muito prestativa, respondeu meu email com todas as informações que eu havia pedido. Enfim, eu havia decidido para onde iria.
No dia 13 de fevereiro de 2006, por volta das 6 horas da manhã eu peguei o avião em Porto Alegre com destino a Fortaleza.
Ah, mas antes disso eu vendi meu carro, vendi meus móveis, vendi meus eletrodomésticos, dei quase todas as minhas roupas e sapatos, deixei minha família, coloquei algumas roupas na mala, peguei minha gatinha, meu namorado e viemos, assim, sem conhecer nada.
Loucura? Totalmente! Mas era o que eu queria há muitos anos. Era o que eu sonhava desde adolescente: morar no nordeste. Eu precisava vim.
O porém foi que chegando aqui eu percebi que tudo era muito diferente do que eu imaginava, de tudo que eu tinha sonhado minha vida inteira. Eu pensava que teria diferença na maneira de falar, sotaque, nas comidas, na música, mas eu nunca imaginei esse abismo cultural, essa falta de educação, essa falta de respeito que as pessoas tem umas pelas outras, essa ganância de sempre querer ser mais, ser o primeiro mesmo que se tenha que passar por cima dos outros e principalmente, como eu não me canso de repetir, essa falta de bom senso. Além disso, os empregos por aqui também são uma exploração absurda. Tenho até pena do povo que trabalha tanto e não ganha nada. Até hoje eu não entendi como as pessoas conseguem viver ganhando tão pouco. E a sujeira pelas ruas... muitas, ou quase todas as pessoas jogam lixo no chão, o dia inteiro, todos os dias, em qualquer lugar. É tudo muito estranho por aqui.
Provavelmente tu está perguntando: e por que tu ainda não foi embora?
Eu ainda não fui embora porque eu vim para cá acreditando que seria ótimo, que eu ia amar morar por aqui, que ia ficar aqui para sempre e por isso eu comprei um apartamento. Agora estou tentando vender o apartamento para poder ir embora. Infelizmente é meio demorado vender apartamento por aqui, pois Fortaleza tem um edifício ao lado do outro, na cidade toda, então existem muitos apartamentos para vender, em toda parte. A concorrência é enorme. Mas assim que eu vender eu vou embora no dia seguinte, em que seja de carroça rss.
Bem, essa é minha história de como vim parar em Fortaleza.
Eu quis contar isso para mostrar que eu vim para cá acreditando na cidade, acreditando que tudo daria certo. Tanto é que vendi tudo que tinha e vim somente com algumas roupas. Mas infelizmente a realidade é bem outra do que imaginamos por lá.
Ah, e essa história de que o custo de vida no nordeste é baixo... isso é a maior mentira que já ouvi. O custo de vida aqui é o mesmo do RS e o detalhe é que o salário é 1/3 do salário de lá.
Eu acho que as pessoas ficam chateadas com meus comentários sobre a cidade de Fortaleza porque elas não conhecem outra realidade, não imaginam como é a vida fora daqui, então pensam que tudo por aqui está em perfeitas condições.
Mas apesar de tudo isso, eu falo que valeu a pena essa minha passagem por Fortaleza. Sim, valeu a pena mesmo. Primeiramente porque eu tinha muita vontade de morar no nordeste e caso eu não tivesse vindo, estaria até hoje sonhando e esperando o dia de vim. Agora eu já sei como é. Foi uma desilusão enorme, pois eu tinha uma grande expectativa, mas sinto como se fosse um sonho antigo que foi realizado, frustrado mas realizado. Além disso, eu aprendi a dar valor para o meu lugar, para o meu povo, para a minha gente. Eu dizia que o povo do RS era grosso, que era chato morar lá etc, e minha vinda para Fortaleza me mostrou que o sul é um paraíso (ao menos para quem nasceu lá), que é lindo, limpo, com pessoas educadas (em sua maioria), cidades bem organizadas, bem estruturadas, boas universidades etc.
O curioso é que antes de eu vim para Fortaleza, eu dizia que nunca mais voltaria para o sul, nem para passear, mas hoje eu morro de saudades e tenho muito orgulho de ser gaúcha. Orgulho que eu não tinha antes por não conhecer outras realidades. Como diz um velho ditado: as vezes é preciso perder para aprender a dar valor. Eu só pude perceber a qualidade de vida do RS depois de sair de lá.
Por esses dois motivos que eu considero que valeu a pena sim vim para Fortaleza e passar todo esse estresse que passei aqui. Com certeza, quando eu voltar para o sul, serei uma pessoa muito melhor do que era quando ainda morava lá, pois na época eu não sabia dar o valor merecido.
Eu não desmereço Fortaleza e nenhum outro lugar do nordeste. Só gosto de frisar que passear por alguns dias é muito diferente de morar no local. Incentivo as pessoas que vem passar férias por aqui, tem muitas praias lindas, mas viver, conviver, dia a dia, isso já é outra história.